domingo, 21 de junho de 2009

Diploma, futebol e Clarice

A decisão do STF de tornar não obrigatório o diploma para o exercício do jornalismo, na prática, não muda muita coisa. A não ser a necessidade de o profissional se preocupar com a formação, em ser bom no que faz, em se aperfeiçoar. Mas, isso não é novidade. Gostei muito de um diálogo que li num blog a respeito do assunto.
- quer dizer que um pedreiro pode tomar a minha vaga de jornalista?
- pode sim. Se ele se expressar melhor do que você, se escrever melhor do que você, se for mais competente do que você, pode sim. E nesse caso, pode e merece tomar o seu lugar.

Atlético contra o Santos na Vila Belmiro. Cruzeiro contra o Barueri no Mineirão. Minas acompanha a trajetória feliz do Cruzeiro na Libertadores e a surpreendente campanha do Galo no Brasileiro. Tomara que continue assim.

Acabei de assistir a um vídeo, com uma entrevista de Clarice Lispector. Uma personalidade enigmática. Apaixonante. Sobre o ato de escrever, ela disse: "Não sou profissional para não perder minha liberdade."

3 comentários:

  1. fala Carlos, bacana este blog seu!!!
    Abraços rapaz!
    Breve criarei o meu também!

    ResponderExcluir
  2. O profissionalismo tem sua égide na Razão Instrumental, que impulsiona a sociedade administrada, a calculabilidade da Hegemonia em detrimento da Emancipação e da liberdade, pensando esta assim como Kant, Rousseau e, claro, o existencialismo. Tal como a previsão de Benjamin (um ótimo exemplo de pessimismo, ao contrário daquilo que afirmam alguns teóricos da comunicação) o curso linear da história da humanidade dominada pelo capitalismo é a Barbarie, uma vez que não temos SUJEITOS mas apenas individuos. O livre pensar, a atividade criativa, a construção de um novo modelo social, independem de profissionalismo. Como disse Kant, não devemos apenas ensinar Filosofia, mas sim a Filosofar.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Na rádio, sou o narrador de futebol, Carlos Augusto. Na TV, sou o repórter e apresentador Carlos Albuquerque. Aqui, neste blog, pretendo resolver essa "crise de identidade" e juntar os dois "Carlos"! Mas, no fundo, sou aprendiz, eternamente aprendiz! Sou filho da terra, de todas as terras que formam o planeta, de todas as substâncias que formam o universo. Sou irmão de todos os seres. Sou o pai da Luíza.